Thursday, November 5, 2009

A Quinta Da Andreia

Dinero

A economia de um país de uma forma rudimentar assemelha-se à economia individual, por exemplo quando não temos dinheiro pedimos emprestado a outro indivíduo ou instituição. A dívida externa dos Estados Unidos da América praticamente duplicou após a governação de Bush, ou seja o dinheiro que devem a outros países. Actualmente o valor da dívida ultrapassa os 9 triliões. Valor impossível de pagar a curto prazo e complicado de gerir a longo prazo. Assim, se não se produzirem mudanças daqui a alguns anos a situação dos EUA será irreversível. Para já a susceptibilidade dos EUA em relação a países como a China já surte efeitos… Imagine que a China decide pedir a devolução do dinheiro facultado. A economia dos EUA ruiria. Por isso, em Outubro, quando Dalai Lama visitou os EUA, pela primeira vez em 18 anos, não foi recebido pelo presidente do país. Por isso se cede na luta pelos direitos humanos na China e se olha para o lado quando a ditadura faz o que quer e o que bem entende. O dinheiro é a verdadeira arma de arremesso entre países.

O problema central da economia é gastarmos mais do que temos… Por isso, poupa sempre e tudo o que puderes. Conselho de amiga!

3 comments:

Clara* said...

=) imaginei-te a dizer isso...

xuehhu said...

esta 5ª soou-me ao "minuto verde" da RTP.

Já estou a imaginar aquele sr. vesgo e de óculos fundo de garrafa a falar da economia dos EUA, como quem diz que podemos usar o resto do azeite da salada como bronzeador para o Verão.

Filipe Gonçalves said...

Tens toda a razão!* adorei esta quinta!