Sunday, October 31, 2010

This Vox Is Not Bono

Se dúvidas houvesse, este poste acabaria com todas.

E não tem nada a ver com a campanha que faz com a esposa para a Louis Vuitton.

Os U2 estiveram em Portugal para dois concertos em Coimbra, nos dias 2 e 3 de Outubro. Os bilhetes para assistir os espectáculos esgotaram em poucas horas e o Estádio da Cidade foi preenchido a 360°.

Mas a notícia aqui é outra!

O grupo irlandês ficou hospedado no Hotel Infante Sagres, no Porto, na mesma noite que Susana Vieira e eu.

Nunca fui grande fã dos U2, muito menos de Bono Vox. Mas já que ali estava, abri a janela do quarto para assistir à sua chegada ao hotel. Na rua, à chuva, um mar de gente aguardava a chegada de Bono Vox e companhia. Parecia a visita do Papa. Ouvi muitos gritos mas não vi nada e fui dormir.

Na manhã seguinte, há hora do pequeno-almoço, três dos quatro – cujo nome desconheço – desceram para tomar primeira refeição do dia. Bono não.

Bono Vox, conhecido por ser um activista na luta pelos direitos humanos, é, na realidade, uma farsa. Pessoalmente, nunca acreditei naquele seu discurso politicamente correcto e sempre achei aquelas suas canções, com letras sobre problemas políticos sociais e religiosos, um tanto ou quanto forçadas. Que implicância a minha! Às vezes não se gosta e pronto mas eu sentia que desta vez não era só isso…

E não era! Naquele inicio de tarde de domingo (dia 3), Bono Vox deixou o Hotel. Até aí, tudo bem. Afinal, o check-out é feito por volta dessa hora e o senhor não tinha vindo para ficar. O problema é quando uma pessoa tão dedicada aos outros se esquece que tem outras à sua espera; o problema é quando essas outras pessoas são duas crianças doentes; o problema é quando uma pessoa tão dedicada aos outros se esquece que tem duas crianças doentes à sua espera e se vai embora, sem dizer nada.

Foi isso que Bono Vox fez.

Sim, o mesmo Bono Vox que já foi nomeado para Prémio Nobel da Paz. O mesmo Bono Vox que foi condecorado pela Rainha Isabel II de Inglaterra. O mesmo Bono Vox que foi considerado Personalidade do Ano, pela revista Time. Esse mesmo. Ainda se ele não tivesse uma imensa comitiva atrás, para o lembrar destas coisas…

Por outro lado, Susana Vieira, conhecida por ser um Diva de pedestal alto, quando soube que o cantor tinha simplesmente ido embora, não hesitou em ir falar com as crianças. Sem maquilhagem, Susana deparou-se com jornalistas, fotógrafos e os directores do Hospital de S. João do Porto. Tudo bem, o importante ali eram as crianças. Na realidade, aquelas pessoas todas aguardavam Bono, que se tinha comprometido a apadrinhar o projecto pediátrico do hospital, o Joãozinho, que visa ajudar a crianças desfavorecidas dos PALOP. Escusado será dizer que Susana abraçou a causa, as crianças e até a própria mascote.

Quanto a Bono Vox, coube ao seu porta-voz inventar uma desculpa qualquer para dar à jornalista, justificando a sua ausência.

Eu é que não sou parvo!

Neste momento, não me resta qualquer dúvida sobre a eficácia da máquina que move a carreira do cantor e da banda. Por favor, não me venham com mais histórias sobre o seu trabalho de caridade em África e no mundo ou falar-me da sua bondade infinita. Faz como os U2 e não olhes só em frente, há 360° à nossa volta.

5 comments:

Filipe Gonçalves said...

Resta-me dizer que...gosto da campanha! lol

Go Susana!!!

Tatchy said...

Sempre disse que era uma farsa!!!

Miguel Bugalho said...

Vamos ter chatices! lol É como os concertos e festas de beneficiência contra a pobreza tão populares no mundo artistico aka MTV e afins. Entre as roupas de milhares e lucros de milhões, sobram alguns cêntimos para quem precisa.

Viva os U2!

Nana U2SEMPRE said...

Cara, o fato de ele não ter falado com as crianças, não é motivo de dizer que ele é uma farsa! O cara devia estar cansado dos shows, agenda cheia, reuniões e blablabla...
agora duvido muito se vcs saibam falar as boas coisas que ele fez! então calem a boca aí e semtem numa rola, bandiviados ¬¬'

Nana U2SEMPRE said...

sentem*
maldito teclado ¬¬