Thursday, January 15, 2009

Top 10 Girl Groups

10.Uma loira e três morenas: As Doce vs. Just Girls
Vencem: As Doce
Quando? 1979 – 1987
Porquê? As veteranas! Muito antes do fenómeno mundial Spice Girls, já os portugueses (e em especial as portuguesas) se tinham emancipado com as Doce. Cinco anos após o 25 de Abril, Teresa, Fá, Laura e Lena decidem romper com os modelos de puritanismo moral e formal a que a nossa sociedade estava acostumada, prenunciando a reivindicação de uma imagem (e linguagem musical) atractiva e algo provocante.
Clímax: Após duas tentativas mal sucedidas (em 1980, com o tema Doce, e em 1981, com Ali-Babá), vencem, em 1982, o Festival RTP da Canção com o tema Bem Bom, com o qual representam Portugal no Festival da Eurovisão do mesmo ano.
Para esquecer... é triste, mas verdade: a Ágata chegou a fazer parte deste grupo…
Para Ouvir: Amanhã de Manhã; oiça já hoje.
Facto: 20 anos depois, as Doce continuam bem presentes no universo musical dos portugueses. Em 2006, surgem as mini Doce. As Doce Mania são uma little girl band, constituída por quarto raparigas, que interpreta os êxitos das antigas Doce. Dos 8 aos 80, não há quem não saiba trautear os refrões das músicas da primeira girlband portuguesa.
Nota: 7/10

9.Popstars: New Angels vs. No Angels
Vencem: No Angels
Quando? 2001 - Presente
Porquê? Por mais que se goste das Monrose, dos singles Shame e Hot Summer e do resto da discografia da banda, a verdade é que o curriculum das No Angels continua a ser bem mais apetecível. Sucesso atrás de sucesso; o reportório das No Angels faz delas a girl band germânica mais bem sucedida de sempre.
Clímax: Daylight In Your Eyes, single de apresentação da banda, chegou ao primeiro lugar das tabelas de venda em cinco países (Alemanha, Áustria, Brasil, Estónia e Suíça).
Para esquecer... a Van(y)essa Petruo! Em 2007, ano em que as No Angels decidiram reagrupar, a Vany optou por continuar a apostar na sua carreira a solo.
Para Ouvir: Teardrops, versão original dos Womack & Womack.
Facto: As No Angels são a mais antiga e bem sucedida formação alemã do programa Popstars (que conta já com a 6ª temporada).
Nota: 7/10

8.A conta que Deus fez: TLC vs. Destiny’s Child
Vencem: Destiny’s Child
Quando? 1990 - 2005
Porquê? Bills, Bills, Bills, Bug a Boo, Say My Name, Independent Women, Survivor, Lose My Breath, Soldier, Cater 2 U… será que é mesmo necessário dizer mais alguma coisa?!
Clímax: considerando a cadeia sucessiva de sucessos, considero como clímax o momento em que a formação do grupo atinge estabilidade como trio: Beyoncé, Kelly e Michelle.
Para esquecer... se é que alguém se consegue lembrar dos nomes de todas as ex-Destiny’s Child!
Para Ouvir: Bootylicious, com ou sem Missy E.
Facto: Com apenas 10 e 11 anos respectivamente, Beyoncé Knowles e Kelly Rowland iniciaram a caminhada para o estrelato ao fundarem o gurpo Girl Tyme. Após alguns anos e alterações na formação do grupo, o nome Girl Tyme dá lugar a Destiny’s Child.
Nota: 8 /10
7.Cats N’ Bitches: Girlicious vs. the Pussycat Dolls
Vencem: the Pussycat Dolls
Quando? 2003 – Presente
Porquê? Apesar das Girlicious terem mais de bi-a-tch (aka female dog) que muitas bi-atches por aí, elas só exitem graças ao sucesso obtido pelas Pussycat (ou será Nicole and the Pussycat Dolls?). Já foram seis e agora são cinco, mas quem quer saber disso?! Músicas que ficam no ouvido com ritmos dançáveis, a voz da Nicole e muita, mas muita linguagem corporal, são os ingredientes de sucesso para estas… Beep!
Clímax: As próprias!
Para esquecer... a carreira a solo de Scherzinger.
Para Ouvir (e dançar!): Buttons
Facto: Quem realmente ganha alguma coisa com estas bi-atches todas é a coreógrafa e empresária, Robin Antin.
Nota: 8/10

6.Bad Girls: Dainty Kane vs. Dream
Vencem: Danity Kane
Quando? 2005 – Presente (?)
Porquê? São bad girls, mas de bad não têm nada. MESMO! As já extintas Dream não passam de umas meninas, quando comparadas a estas cinco senhoras: O’Day, Fimbres, D. Woods, Richard e Bex formam (?) este supergrupo feminino.
Clímax: Primeira (e única!) banda feminina a atingir com os álbuns de estreia e subsequente o primeiro lugar da tabela de vendas da Billboard americana.
Para esquecer... as DK! Se o sir. Sean Diddy Combs não tiver o mínimo de humildade e inteligência para repescar as senhoras Aubrey O’Day e Wanita D.Woods, dispensadas pelo mesmo do grupo no último episódio do Breaking Making the Band 4
Para Ouvir: Damaged, se é que alguém ainda não a ouviu!
Facto: Danity Kane é o nome da super-heroína de BD criada e desenhada por Richard.
Nota: 9/10

5.New Girls On The Block: The Saturdays vs. Queensberry
Vencem: The Saturdays
Quando? Agora
Porquê? Chasing Lights, o primeiro registo do grupo, faz corar Sugababes e Girls Aloud pelos seus mais recentes trabalhos editados. Não sabemos qual será a durabilidade deste novo grupo, mas prevê-se que o futuro seja risonho.
Para esquecer... ainda é tudo tão recente e... bem feito!
Para Ouvir: Up (Radio Edit)
Facto: Acabaram com o mito de que no top do reino unido só há lugar para duas girlbands.
Nota: 9/10
4.The rivals: All Saints vs. Sugababes
Vencem: Sugababes
Quando? 1998 – Presente
Porquê? Uma vez li que as Sugababes estão para as Girls Aloud como as All Saints para as Spice Girls. Ora, vendo as coisas por esse prisma, há que admitir que as ‘Babes têm dado mais trabalho às GA que as Saints às Spice. Isto, claro, em relação a Catfights and Spotlights (que é, aliás, o nome do mais recente trabalho deste trio).
Clímax: 2002, Angels With Dirty Faces era.
Para esquecer... sim, é verdade: há quase tantas ex como Sugababes!
Para Ouvir: Every Broken Heart
Facto: Oficialmente e segundo o Guinness Book of Records, as Sugababes são a melhor banda/artista feminina do século XXI.
Nota: 8.5/10
3.Quem: Spice Girls
Quando? 1997 – 2001
Porquê? O maior fenómeno pop da década de 90: Baby, Scary, Ginger, Sport and Posh; as Spice Girls. Mais do que uma religião ou guerra mundial, este quinteto feminino revolucionou o panorama musical mundial e o mundo. Sucesso atrás de sucesso, quer na música, no cinema ou outro qualquer projecto em que se metessem… há fenómenos que não se conseguem explicar! O fim do início da emacipação feminina: foi assim a era do Spice World.
Clímax: Enquanto houve grupo foi sempre Spice Up Your Life!
Para esquecer... o single de regresso das Spice Girls em 2007: Headlines (Friendship Never Ends). NOT!
Para Ouvir: Viva Forever, o último single da banda antes da saída de Geri.
Facto: Girl Power! A existência deste top deve-se, em muito, a elas!
Nota: 8/10
2.Quem: Girls Aloud
Quando? 2002 - Presente
Porquê? Se as Spice Girls se formassem hoje, seriam assim. Tudo em que estas meninas tocam transforma-se em ouro… ou platina! As Girls Aloud são uma referência obrigatória no que toca a girlbands, em todos os sentidos.
Clímax: 19 singles depois, as Girls Aloud voltam a número um com The Promise.
Para esquecer... com tanta boa música, não faz sentido lançarem coveres como singles.
Para Ouvir: Call The Shots ou The Loving Kind, ambos os temas são muito parecidos mas são também muito bons.
Facto: Elas não vão ficar por aqui! Recentemente, o quinteto britânico renovou contracto com a editora para mais três álbuns.
Nota: 9.5/10

1.Quem: Nonstop
Quando: 2001 – 2006
Porque? Para mim, a melhor girlband portuguesa de sempre! 1200 quiseram ser, mas só cinco conseguiram… das vozes às canções à imagem do grupo: o melhor que já se fez na pop a nível nacional, e mais não digo STOP
Clímax: Quem não se lembra do Ao Limite Eu Vou… Ou, ou…?
Para esquecer… Coisas de Nada; a participação no Eurovision Song Contest 2006
Para ouvir: Desejo No Meu Passado, é essencial…
Facto: I Heart Nonstop
Nota: 9/10

4 comments:

Anonymous said...

Apesar de aceitar a tua adoraçao imaculada pelas nonstop (as quais tb nao deixo de gostar)...Obveiamente houve uma troca entre o primeiro e segundo lugar! lol

Tu lá no fundinho sabes disso...as Girls Aloud são a melhor gb de sempre lol! 9.9/10!

Fiquei feliz pela posiçao das Saturday..elas merecem! E pessoalmente acho que as Crianças do destino mereciam um melhor lugarzito :P!

Anyway nao dá para nao amar este post!..estás de parabens!

XO XO Filipe

Anonymous said...

Oh my fucking god..keisha will be furious when she look at GA's position!!


It's all i have to say!

Anonymous said...

That's all folks!

Anonymous said...

I'm sorry to say, but for me Spice Girls will always be number 1!! Girl Power!