Thursday, February 28, 2008

Shut Up & Sing

Formado no ano de 1989 em Dallas, Texas, o trio feminino Dixie Chicks – composto por Emily Robison, Martie Maguire e Natalie Maines – é hoje muito mais do que apenas um grupo de música country reconhecido e premiado; Dixie Chicks são também sinónimo de coragem e liberdade de expressão.

Tudo começou no ano de 2003, dez dias antes da invasão norte-americana do Iraque. Durante um concerto em Londres, Natalie Maines, vocalista do grupo, disse envergonharem-se do facto do presidente dos Estados Unidos ser do Texas. Toda a controvérsia gerada em torno desta afirmação está registada no documentário Dixie Chicks: Shut Up & Sing (2006). Um documento audiovisual sem dúvida muito interessante para quem estuda comunicação, do ponto de vista socio-político, demonstrando o poder dos média e o peso das palavras. Uma visão curiosa da outra face da moeda fama. [ver trailer]

Anteriormente ao documentário, as Dixie Chicks lançaram Taking the Long Way (2006). O primeiro Longa Duração do grupo desde o início da polémica em torno da citação de Maines. Do alinhamento do álbum constam 14 temas, entre os quais I Hope, The Long Way Around e Not Ready to Make Nice. Not Ready to Make Nice, escrito por Robison, Maguire e Maines em conjunto com Dan Wilson, descreve a posição do trio em relação a toda a controvérsia em torno grupo. [ver vídeo]

Com vendas superiores a 2 milhões de cópias (apenas) nos Estados Unidos, Taking the Long Way atingiu o primeiro lugar de vendas quer na United World Chart, quer na Billboard 200. Na 49ª Cerimónia de Entrega dos Prémios Grammy em 2007, o grupo venceu todos os prémios das cinco categorias para que estava nomeado, incluindo Melhor Canção do Ano, Melhor Gravação do Ano e Melhor Álbum do Ano. Uma vitória em favor da liberdade de expressão.

2 comments:

Anonymous said...

Eu quero ver o documentario...por isso vê se mo trazes para fazermos alta noite de cinema na resas lalala mesmo à old times!!!

São umas lutadoras estas meninas =)


**saudade**

Take Me As I Am said...

E viva a liberdade de expressão! =)