Sunday, December 12, 2010

The Monster Ball

Já passava das 6h00, quando cheguei ao Oriente. Uma bicha de bichas aguardava que as portas do Pavilhão Atlântico se abrissem. Felizmente, o meu lugar estava reservado, algures entre A, B e S.

Desde laços a latas de Coca-cola no cabelo, havia de tudo. As portas do Pavilhão abriram e, como rios, as filas de fãs correram no sentido do Atlântico, formando nele um mar de gente. Melhor dizendo, transformaram o Pavilhão num verdadeiro oceano.

Que bafo! O concerto estava marcado para as 8h30 mas muito antes disso, já o espaço estava lotado. Entretanto, uma deejay-qualquer-que-ninguém-conhece veio - tentar - animar a multidão. Em minutos, a maluqueira da mulher virou monotonia. Matem-na. Queremos GaGa!

À hora marcada, os Semi Precious Weapon sobem ao palco. Em saltos-altos dourados, o vocalista Justin Tranter anuncia Nós somos os Semi Precious Weapons, de Nova Fucking Iorque, e a nossa tarefa é deixar-vos todas molhadas e excitadas para a Lady GaGa. Gritos. Gay. Glam rock. Tarefa cumprida.

É já faltava pouco...

Algum tempo e muitos gritos depois, ela chegou. Ao som de Dance in the Dark, vislumbra-se o seu vulto através de uma gigantesca cortina branca. Grito. Gritas. Grita. Gritos e mais gritos. Muitos! É mesmo ela: Lady GaGa. Welcome to the Monster Ball.

O espetáculo é uma espécie de musical pop. E o enredo é este: GaGa quer ir para o Monster Ball, mas perde-se pelo caminho. O automóvel avaria, o metro leva-a para um local assustador, perdido algures em Central Park - com a famosa estátua da Bethesda em chamas lá atrás. Depois de lutar com um o Fame Monster, a Lady consegue finalmente chegar ao seu destino, com os seus pequenhos monstinhos de Portugal.

História adentro, GaGa vai musicando as suas ideias e ideais de igualidade e diferença, como mensagens do género sê quem és e Jesus ama-te.

Ouve-se a inédita Glitter & Grease, enquanto o Chevrolet verde avariado em palco fumega. Logo de seguida, ordem para dançar: Just Dance. GaGa parece desenhar com os dedos no piano instalado no capot do automóvel a música que a touxe ao mundo. O palco enche-se de bailarinos e com eles, a Lady percorre a passadeira que a leva bem para o meio da multidão. A música é Beautiful, Dirty, Rich. Com uma capa vermelha diabólica canta The Fame, antes da cortina cair para o capítulo seguinte, que se inicia com LoveGame, seguida de Boys Boys Boys, dedicada aos seus melhores amigos, os meus gays de Portugal. Entretanto, a pedido de alguém, canta os parabéns. Segue-se Money Honey, servida com fatiota de vinil e sintetizadores a condizer, e a polvorosa Telephone, mesmo sem Honey B.

A sequência mais intimista do concerto é depois apresentada ao piano, com GaGa a surgir enrolada na bandeira portuguesa. Speechless deixou-me sem palavras. You and I, idem. A inédita balada rock que fará parte do seu já muito aguardo novo álbum, Born This Way, irrompe para depois descambar em acrobacias no banco do piano e sobre as teclas do mesmo - GaGa chega a conseguir ter uma das bota nas teclas e outra nas cordas da guitarra. É surreal.

So Happy I Could Die vem no momento certo; Monster deixa a Lady coberta de sangue; Teeth é de ficar com água na boca; mas ainda há mais! Como em qualquer concerto, o melhor ficou para o fim: Alejandro, Poker Face e Paparazzi são a loucura. Completamente GaGa! A minha religião é Portugal, diz ela às tantas. Isto depois de assegurar que detesta a verdade quase tanto quanto detesta o dinheiro. Ó, sim!

As cortinas fecham e as luzes e as câmaras são apontadas ao público. Ra ra ah ah ah, roma ro ma ma, gaga ooh la la toda a gente quer o Bad Romance da Lady, que põe assim um ponto final em alta no concerto. Paws up: A-DO-REI.

Lady GaGa leaves the building.

I am Moster.

SPECIAL THANKS TO: ALEX BRUNO SAULO LIP RICARDO XANA

4 comments:

balicious said...

Texto perfeito!! Descreveste tudo muito bem...também estive lá =P

Anonymous said...

Retrato perfeito! ;)
B

Filipe G. said...

Foi perfeito!! Não me importava de repetir!

Ruth said...

Assististe ao concerto com bloco de notas? Grande relato. Adorei, ainda mais porque estive lá. Revivi o momento um bocadinho. :)

Aqui te deixo umas fotografias para ilustrar o texto. Foram tiradas e longe, porque também tinha lugar marcado. Mas cá entre nós, acho que nao ficaram tao más.

Beiguinhos!

http://www.facebook.com/?ref=logo#!/album.php?aid=309597&id=503672811